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Governança da Inovação ou Inovação na Governança?
10/08/2022

O título deste artigo foi inspirado nas aulas magistrais da Certificação de Conselheiro de Inovação, que tive a honra de participar na turma IX da Go New, dos fantásticos Anderson Godz, Marco Poli e Ricardo Amorim.

Nesta capacitação, tive a oportunidade de aprender novos conceitos e fui incentivado a aperfeiçoar os modelos já consagrados, com um novo "olhar", mais atual e atendendo as necessidades do mercado. O grupo 01, formado por mentes brilhantes, fez história ao promover e introduzir TRANSFORMAÇÕES significativas nas novas funções dos conselhos das empresas. Mas isso fica para um outro artigo.

Introdução
A inovação não é uma coisa que acontece, mas algo que se faz. Nós precisamos transformar nossas empresas em geradoras de valor e diferenciadas, ou então estaremos condenados ao mesmo lugar dos demais concorrentes no mercado. Nossa organização precisa melhorar todas as suas áreas: financeira, operacional, pessoal e tecnológica.

E como isso é feito?
 

Com uma governança da inovação e com inovação na governança!


Por meio da governança da inovação você vai conseguir melhorar sua administração, identificar os riscos e correr atrás das soluções com mais facilidade - sem precisar esperá-los chegar de surpresa!

Como uma empresa tradicional, como a sua, pode desenvolver um programa de governança da inovação?

O primeiro passo é entender o que é inovação.

Inovação é o processo criar de novo valor para seus clientes, o que pode significar pegar um produto existente e tornar-se melhor ou criar algo totalmente novo.

Resumindo:


- Inovação é a capacidade de criar algo novo.

- Inovação é a capacidade de criar algo que seja melhor que o que já existe.


 

O quanto a Cultura da empresa ajuda na promoção da Inovação?

Os líderes e gestores precisam cria uma cultura em que os funcionários se sintam seguros para tentar novas estratégias no desenvolvimento e aperfeiçoamentos de produtos/serviços, implementar novos processos nos departamentos e FALHAR, sim, FALHAR, para depois aprender com as falhas e ai sim, sua equipe estará cada vez melhor preparada para inovar de forma mais profunda.

Para fazer isso, você terá que ter uma compreensão clara do que o sucesso significa para sua organização – quais são as metas mais importantes? Como você mede esses objetivos? Como lida com o fracasso? Se você não tiver clareza disso, será difícil inovar quando alguém fizer essas perguntas. Não só você, mas toda sua organização.

Você também precisa definir quem possui governança sobre o quê dentro de sua organização: Quem é o proprietário de cada projeto? Quem vai assumir a responsabilidade de acompanhar os processos e as etapas de evolução? Quem vai decidir se algo deve ou não ser feito internamente ou terceirizado? Dessa forma, todos sabem onde estão e a hora de tomar decisões sobre projetos de inovação.

Finalmente, tenha certeza de que ideias sem ações não produzem resultados!

1. Transforme-se e conduza sua organização para a transformação.
2. Transforme-se para atender aos clientes e para criar valor.
3. Transforme-se para atender aos funcionários e criar valor.
4. Transforme-se para atender à sociedade e criar valor.


Transformar-se somente pelo custo ou pelo lucro, ou seja, tentando obter vantagens comerciais em detrimento de outras partes interessadas na operação da empresa (fornecedores, prestadores de serviço etc.), até pode produzir resultados imediatos, mas não irá gerar resultados duradouros, que perpetuem sua organização e a torne desejada e admirada pelo mercado.

Transformações precisam ser planejadas no longo prazo para que as gerações futuras possam continuar utilizando os conhecimentos gerados na fase anterior à mudança organizacional por mais tempo.

Combine digital e físico para solucionar desafios e criar valor.

Você já ouviu isso antes: combine o melhor dos dois mundos para criar um negócio digital.

Mas o que isso significa? Qual é o valor que você pode criar com o digital e o físico? E como você faz isso acontecer?

Aqui estão alguns exemplos de empresas que fizeram isso acontecer:

• A Michelin desenvolveu um sistema de pneus conectado para melhorar a segurança rodoviária, resultando em menos acidentes e salvando vidas.

• A Coca-Cola usa aprendizado de máquina para desenvolver novos sabores com base nas preferências do cliente em canais virtuais e físicos.

 Automatize processos que não agregam valor e não são essenciais ao seu negócio.

Essa é uma ótima maneira de garantir que você esteja se concentrando nas coisas certas.

Implemente as tecnologias certas para a tarefa correta.

Ao escolher a tecnologia certa para uma tarefa específica, é importante considerar o que você está tentando realizar. Por exemplo, se você deseja que os membros de sua equipe possam trabalhar remotamente em locais e horários diferentes, uma ferramenta de mensagens baseada em nuvem como o Slack pode ser melhor do que um sistema de e-mail que exige que todos em sua organização tenham acesso aos computadores uns dos outros ou tablets (ou smartphones).

Outra coisa que pode ajudar a determinar qual tecnologia você deve usar é determinar se existem requisitos legais associados ao projeto específico. Por exemplo, algumas jurisdições exigem que as empresas que fazem negócios lá coletem certos tipos de informações sobre seus clientes e funcionários – como números de previdência social ou datas de nascimento – e armazenem esses dados com segurança. Se esse for o caso da sua empresa, você desejará uma solução que garanta a conformidade com esses regulamentos
Imagine seu negócio sem os processos manuais - como ele seria?

Imagine, por exemplo, se você pudesse se livrar dos processos manuais do seu negócio.

Quanto tempo economizaria? Quantos erros seriam evitados? Quantas etapas seriam removidas antes que algo seja produzido ou entregue?

Imagine se cada decisão fosse baseada em dados em vez de sentimentos ou opiniões.

Imagine que tipo de valor isso poderia criar para todas as partes interessadas: clientes, funcionários, investidores, sociedade...

Crie capacidades digitais e um ecossistema de inovação ao redor da sua empresa.

Antes de começar a pensar sobre quais serão seus objetivos, é importante definir o problema. O que você quer alcançar?

Pode parecer óbvio que estabelecer metas é o primeiro passo em qualquer processo de definição de metas, mas é surpreendente quantas pessoas pulam essa etapa. Não se preocupe com os objetivos das outras pessoas ou quanto tempo elas gastaram trabalhando em sua própria forma física.

Na verdade, não deixe que ninguém mais influencie sua decisão. Você não é ele e a vida dele não é a sua!

Seus objetivos devem ser específicos e mensuráveis: se você está confiante de que alcançá-los causará impacto em sua vida, anote-os!

Pode ser tão simples como "Quero que meu jeans caiba" ou "Quero que minha cintura seja medida pelo meu médico" - esses pequenos passos podem levar a mudanças maiores ao longo do tempo quando seguidos de forma consistente!


Não espere a inovação em governança vir até você.


Governança de inovação é uma competência cada vez mais valorizada em todas as organizações, sejam elas do setor público ou privado, diferenciando aquelas que conseguem dar respostas rápidas aos desafios do mercado e suportar os investimentos necessários para manter a posição competitiva no longo prazo.

A governança é um instrumento de gestão que visa promover o crescimento da organização e orientar os seus processos internos com base em critérios estabelecidos no planejamento estratégico. Só quem entender como funciona possivelmente conseguirá implementá-la na sua empresa.

Conclusão
Você não precisa estar sozinho nessa jornada, podemos nos unir em torno de ideias e compartilhar o que sabemos, mas é preciso fazer essas mudanças antes que sejam obrigatórias.

Autor: Paulo Kendzerski
Presidente do Instituto da Transformação Digital - ITD
Conselheiro Certificado de Gestão e Inovação!
Membro do Enterprise Europe Network
CEO da agência WBI ON LIFE, desde 2000
Conselheiro no COMCET – Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre/RS
Especialista na construção de Ecossistema de Negócios
Consultor em mais de 500 projetos de inovação
Prêmio "Campanha Destaque Google 2015”
Autor do livro "Web Marketing e Comunicação Digital” (2 edições – 2005 e 2009)
coautor do livro "Impressão Digital. A tecnologia a serviço da Comunicação
coautor do livro “Gigante de Vendas.

 

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