Receba conteúdo exclusivo
sobre Transformação Digital
COMPARTILHE
  • ARTIGO: Auto e Heteroconhecimento, compartilhar no facebook.
  • ARTIGO: Auto e Heteroconhecimento, compartilhar no facebook.
  • Compartilhar por e-mail
ARTIGO: Auto e Heteroconhecimento
01/09/2020

O quanto você conhece a si mesmo?
E o quanto conhece as pessoas que estão ao seu lado?
Qual a importância de se conhecer e conhecer bem as pessoas que convivem com você?

Há uma frase do livro A Arte da Guerra do autor Sun Tzu, que foi um general, estrategista e filósofo que está entre os “best sellers” mais vendidos no Brasil nos últimos anos que diz: “Se você se conhece e conhece o seu inimigo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória sofrerá também uma derrota.

Se você não se conhece e não conhece o inimigo, perderá todas as batalhas”. O que essa frase quer nos dizer?

Quer nos dizer da importância do autoconhecimento e do heteroconhecimento, sendo que o autoconhecimento supõe que cada pessoa conheça suas características, suas forças e fraquezas, reconhecendo-as como parte de si mesma e que aprenda a aceitá-las e a lidar com elas.

Supõe ter consciência de suas emoções e sentimentos, sem negá-los, mas pelo contrário, utilizando-os de forma adequada e oportuna, ou seja, fazendo bom uso do quociente emocional, integrando-o com o intelectual.

Supõe ter consciência que existe relatividade em tudo e que a sua percepção do mundo é apenas uma percepção, e não a verdade absoluta. Supõe, finalmente, dar-se a conhecer ao outro para que possa ser aceito e compreendido em seu próprio estilo comportamental.

Pode-se dizer que o autoconhecimento é fruto da introspecção, do dár-se um tempo e do parar para pensar sobre si. Nós temos acesso privilegiado aos próprios pensamentos, isto é, conhece os próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem.

O filósofo Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) já dizia há quase 2500 anos: “Conhece-te a ti mesmo” e parece que mesmo em pleno século XXI as pessoas ainda não entenderam essa mensagem, pois a “semente” de boa parte das discórdias e conflitos do mundo se dá pela ausência do auto e heteroconhecimento.

Assista o vídeo a seguir, faça o teste e aperfeiçoe essas competências em você!

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=CdbsETRycTM

Mas o que é heteroconhecimento? Interessar-se pelas outras pessoas, conhecê-las genuinamente, querer saber suas forças e fraquezas, suas percepções do mundo, seus sentimentos, seus estilos e, principalmente, usar a empatia para entendê-las, segundo a sua visão de mundo.

A base de todas as atividades humanas são as relações entre as pessoas.

Quanto mais forte for o nosso conhecimento sobre nós e sobre as pessoas que convivem conosco, mais saudáveis e fortes serão as nossas relações e maior será o nosso êxito em qualquer aspecto de nossas vidas.

Quer se conhecer melhor e conhecer as pessoas que estão com você?
Conte comigo!
Seja feliz! CARPE DIEM!

Autor: Ronald Dennis Pantim Filho - Especialista em Coaching no ITD
 

Últimas Transformações

Talk Futuros Mais
27
Março
Talk Futuros Mais NOTÍCIAS