O ITD apoiou um dos principais eventos de moda do sul do Brasil, a Semana de Moda Autoral Gaúcha e entrevistou Heloisa Hervé, uma das principais idealizadoras deste movimento.
Qual foi o objetivo da semana?
O objetivo da Semana de moda Autoral Gaúcha foi dar visibilidade ao movimento, como um marco inicial do Somos MAG – Somos Moda Autoral Gaúcha.
A questão era mostrar a amplitude de envolvimento econômico, político e social da moda autoral, algo que vai muito além da vitrine, do vestir. Foi mostrar os aspectos culturais envolvidos em todos os fazeres e peculiaridades das marcas.
Mostrar tanto para as marcas participantes como para o público em geral a dimensão da moda autoral gaúcha. Tanto que os assuntos tratados foram diversos e trouxeram uma diversidade enorme de profissionais e acadêmicos que se reuniram pela primeira vez para discutir e pensar a moda autoral gaúcha.
Quantas marcas estiveram envolvidas na semana?
Participantes da Semana de Moda Autoral Gaúcha foram 45 marcas, sendo que temos mais de 70 compondo o Somos MAG.
Qual foi o resultado obtido?
Além do resultado de audiência, que foi expressivo, o principal resultado foi a união, o pensar coletivo que propomos desde o início do movimento.
As conexões criadas pela Semana de Moda Autoral já estão impactando tanto o segmento da moda de uma maneira geral como as marcas e seus autores de maneira especifica, seja pela auto estima (pois os autores saíram de suas conchas e vislumbraram o universo no qual estão inseridos), ou seja pela possibilidade de um fazer coletivo possível a partir das conexões criadas.
Qual a expectativa para o futuro deste grupo? E do evento?
A expectativa é fortalecer cada vez mais o movimento e isso implica, inexoravelmente, em fortalecer conexões.
Assim sendo, eventos como este serão organizados no futuro, pois o Somos MAG quer se propor a ser um articulador e um palco onde os reais atores do segmento sejam chamados para compor juntos. E, principalmente, ter a visão geral do universo que gira em torno da moda autoral, tendo a sensibilidade de chamar participantes de todo este universo para que as articulações sejam criadas.
É um movimento permanente, ainda não temos datas especificas, mas teremos diversas ações pela frente que buscarão reverberar o que já foi criado.
Importante destacar os apoiadores – RS Criativo, SEBRAE, Open Design, COlab FAMECOS, Tô na Rua, Maxi Textil e Instituto da Transformação Digital sem os quais nada teria sido possível.
Assista a programação completa no Playlist do nosso canal no Youtube:
Semana de Moda Autoral
Entrevista com Heloisa Hervé sobre a Semana de Moda Autoral
06/12/2020