Receba conteúdo exclusivo
sobre Transformação Digital
COMPARTILHE
  • InsightsTransformadores com Uri Levine, fundador do Waze, compartilhar no facebook.
  • InsightsTransformadores com Uri Levine, fundador do Waze, compartilhar no facebook.
  • Compartilhar por e-mail
InsightsTransformadores com Uri Levine, fundador do Waze
05/07/2022

Para quem não conhece Uri Levine, segue um "pequeno" descritivo de quem ele é.

Tenho certeza que você vai querer ler este artigo até o final, pois muuitos #insightstransformadores foram produzidos a partir deste encontro.

Uri Levine é um empresário israelense. Ele cofundou o Waze, um aplicativo de tráfego e navegação adquirido pelo Google em junho de 2013 por mais de US $ 1,1 bilhão. Esta é a descrição que você encontra na Wikipedia.

Mas posso falar um pouco mais, pois tive o prazer de, não só assistir uma apresentação sua sobre como construir times para startups que, primeiro transformam nossa sociedade, e depois o mundo dos negócios, mas de sentar na mesa de jantar ao lado deste empreendedor serial, que é como ele próprio se autodefine.

Você acha exagero meu?
Você deve se perguntar todos os dias, quando entra no seu carro para um deslocamento: "Como eu vivia antes do Waze", não?

Agora irá me dar razão.

Ainda não? Então leia todo este artigo e tire suas próprias conclusões.

Eu e Luiz Gustavo Freitas da Rosa, um grande amigo de mais de 20 anos e especialista do Instituto da Transformação Digital - ITD, participamos de um encontro com Uri Levine, a convite da The Power Business School, em Madrid no dia 16 de junho de 2022. Data que ficará marcada na minha mente, como o dia que conheci um dos maiores empreendedores do mundo.

Este artigo foi escrito à quatro mãos, pois não poderia deixar de transmitir, não só minhas impressões pessoais, mas de meu companheiro de jornada na viagem à Espanha, para participar do #DES2022, maior evento global sobre transformação digital.

O texto abaixo é escrito pelo Luiz Gustavo, que retrata suas impressões, mas que concordo totalmente com tudo que ele falou, e por este motivo, descrevo aqui, colocando também minhas percepções no final.

Quando jantei com Uri Levine!!!

Na noite em que estive com Uri, ele já surpreendeu quando entrou com a seguinte frase estampada na sua camiseta:


"Fall in Love with the Problem, Not the Solution."


Vamos lá, em tradução livre...Apaixone-se pelo problema e não pela solução.
Quando temos uma frase como essa de um dos cofundadores do Waze, empresa que foi vendida em 2013 por U$ 1.3 bilhão para o Google, e que mantém-se atualizadíssima, quase uma década depois, devemos parar e pensar.

Durante toda a sua explanação, Uri, fez questão de salientar o quão duro é o caminho de uma startup, para que chegue no seu estágio de maturidade. Os caminhos percorridos são bem diferentes daqueles que se imagina, quando ainda temos apenas uma ideia. Quando percebemos que uma das maiores soluções do mundo, também passou por dúvidas, isso nos dá um conforto e até alívio como empreendedores, empresários e gestores, pois passamos por isso várias vezes, não?


If you don’t LOVE what you’re doing… Then do something that you do love
 

Traduzindo...


"Se você não AMA o que está fazendo, então faça algo que você ama."


Ao longo da noite, Uri falou da jornada que as startups navegam, e falou do Waze. Nesta fala, ele demonstrou como a ideia de “organizar/otimizar o trânsito” de maneira eficiente, que foi o problema o qual ele se apaixonou.

Com esse problema, entendeu-se que existiam possibilidades de soluções que foram testadas e aprimoradas ao longo da jornada.




Numa noite agradável, entre amigos, regados a um bom vinho espanhol, além do Waze, Uri reflete o quão o seu espírito de empreendedor serial, mantém-se vivo, em outras empresas, como Moovit, Pontera, Fibo, Zeek+, FairFly, SeeTree, Refundit, LiveCare, WeSki, Kahun e Dynamo.

Você não conhece estas startups?

Faça uma pesquisa no Google, pois vale a pena conhecer outros projetos fantásticos deste gênio do empreendedorismo mundial.

Por fim, além da simpatia, que poucos líderes de sua estatura tem, Uri falou do seu mais novo projeto, que é o lançamento do seu livro, motivo pelo qual o brilho nos seus olhos o mantém vivo.

Uri, que também palestrou no DES 2022, evento que participamos em Málaga, mostrou o quão importante é mantermos focados em nossos propósitos, mesmo com os percalços do caminho. Simples, não?

E por fim, uma percepção que fica cada vez mais evidenciada no meu (Paulo Kendzerski) modo de ver as pessoas:
 

"Ao longo de minha vida, conheci muitas pessoas, de todos os perfis e níveis de conhecimento e maturidade profissional, e algo que encontrei nos que se destacaram na vida, foi a simplicidade de fazer algo complexo de forma perfeita (ou quase)."


Com tudo, foi importante perceber, que aqui, do outro lado do oceano, estamos no caminho certo.

Autores: Paulo Kendzerski e Luiz Gustavo Freitas da Rosa

Quem somos?

Somos empreendedores, apaixonados pelo que fazemos e que nos propomos a TRANSFORMAR a sociedade num lugar mais justo, humano e que todos possam ter as mesmas oportunidades que nós.
 

Últimas Transformações

Edital de Inovação
15
Abril