Receba conteúdo exclusivo
sobre Transformação Digital
COMPARTILHE
  • Metodologia para projetos de Transformação Digital, compartilhar no facebook.
  • Metodologia para projetos de Transformação Digital, compartilhar no facebook.
  • Compartilhar por e-mail
Metodologia para projetos de Transformação Digital
05/11/2018

Nesse e-book, quero falar sobre Metodologia para projetos de Transformação Digital.

Uma estratégia de Transformação Digital descreve a maneira como as empresas estão se adaptando para atender aos requisitos da Era do Consumidor Digital, pois enfrentamos mudanças profundas e de longo alcance na forma como a tecnologia e a comunicação estão sendo utilizadas, gerenciadas, analisadas e consumidas.

Muito se fala em Transformação Digital, mas poucos abordam metodologia para que os projetos das empresas sejam desenvolvidos de forma eficiente. Na maioria das vezes por falta de experiência prática na condução e gestão desse tipo de projeto.

Quase sempre o projeto de Transformação Digital de uma empresa é confundido com uma determinada ação pontual.

E as notícias estão ai para provar o que digo.

A empresa lança um novo site, digitaliza sua planilha de vendas, ou passa a explorar uma nova ferramenta e se diz que está fazendo Transformação Digital. Mas os processos internos/externos e a comunicação continua sendo o mesmo.

De nada adianta lançar um novo site, passar a utilizar o WhatsApp, por exemplo, se os horários de trabalho continuam o mesmo. Se a forma de receber, atender e responder as demandas internas ou externas continuam igual há 20, 30, 100 anos.

Considero a Transformação Digital um grande quebra-cabeça, onde o resultado final só será percebido se todas as peças se encaixarem, no tempo certo.

Do contrário, a Transformação Digital de uma empresa pode facilmente se tornar um processo desordenado, com cada setor fazendo coisas em tempos diferentes, e no final o quebra-cabeça, não será concluído.

Metodologias modernas como Ágil, Lean, Canvas, Scrum, XP, entre outras, reúnem técnicas de marketing, tecnologia e gestão, em prol do gerenciamento de projetos, mas atuam com foco interno nas empresas e quase todos nasceram para gerenciar desenvolvimento de softwares e foram sendo adaptadas ao longo do tempo para projetos de transformação digital.

A metodologia criada pelo Instituto da Transformação Digital, conduzida por consultores sêniores, com larga experiência no mercado, tem como objetivo consolidar um processo de Inovação nas empresas, que permita um posicionamento de liderança da marca na sua área de atuação.

A partir do inédito estudo “Guia de Maturidade Digital”, lançado pelo ITD em 2017, conseguimos identificar e mapear este cenário de mudanças e como deve ser desenvolvido um projeto de Transformação Digital, dentro das empresas.

 

“Sua empresa não precisa de uma estratégia digital para ter sucesso. Precisa de uma estratégia INOVADORA de NEGÓCIOS para a era do Consumidor Digital”.

 

Nossa metodologia procura unir os pontos mais fortes de todas as citadas, mas se concentra no principal ativo das marcas – a experiência com o cliente - para que as empresas percebam o resultado do seu projeto de Transformação Digital naquilo que é o objetivo de qualquer corporação. Resultados.

Mas mais do que resultados, o empresário deseja Lucratividade.

A metodologia desenvolvida pelo Instituto da Transformação Digital, pretende ser muito mais abrangente, pois envolve todos os setores da empresa, sendo inclusive, a única do mundo que atua, primeiro junto as lideranças e mais eficiente, porque busca não ficar só no planejamento, englobando principalmente a execução.

A metodologia do ITD se baseia em três etapas distintas:

ETAPA 1: LIDERANÇAS
De nada adianta os diversos setores das empresas fazerem planejamento com metodologias ágeis, se no momento da decisão de aprovar a implementação das "mudanças", quem decide não sabe o que é Transformação Digital de verdade, ou tem uma mentalidade do século passado.

Como consequência, a empresa vai investir em planejamento, mas não irá implementar.

Tenho certeza que você conhece inúmeros casos assim, não?

Normalmente a decisão da empresa de investir num projeto de Transformação Digital, começa no setor de TI, responsável pelos sistemas da empresa, que percebe que está ficando defasado em relação as novas oportunidades de negócios como e-commerce, Marketplace, integração de canais como Omnichannel, pelo Marketing, que necessita conhecer e entender melhor quem é o cliente da empresa, através da coleta de dados – o famoso Big Data -  ou ainda pela área de Recursos Humanos, que percebe que a empresa não consegue mais atrair talentos e precisa evoluir nos seus processos de seleção, avalições internas e endomarketing.

É nesse momento que a metodologia desenvolvida pelo Instituto da Transformação Digital, se diferencia das demais, se preocupando com o todo e não somente com um setor, pois percebemos que é necessário ter nas suas lideranças o correto entendimento do que é e como a transformação digital vai mudar, não só o futuro das corporações, mas principalmente sua própria sobrevivência e obter sua participação de forma efetiva nas tomadas de decisões, a partir dessa visão.

O programa de Líderes da Transformação Digital, desenvolvido pelo ITD é inédito no Brasil e atua em todos os setores da empresa.

A partir de três encontros presenciais e personalizados, o ITD irá esclarecer todas as dúvidas dos empresários, gestores e líderes da empresa, mostrar o que acontece nas corporações mais bem-sucedidas e como esse processo deve ser implementado na sua empresa, visando obter vantagens competitivas no seu mercado.

Os encontros com os líderes são divididos em três tópicos:

RECURSOS HUMANOS
CONHECER a cultura organizacional da empresa,
IDENTIFICAR na equipe, traços dos profissionais capazes e preparados para os desafios do novo milênio,
GARANTIR uma gestão eficaz de mudança nos processos de transformação digital das pessoas envolvidas ou afetadas, para enfrentar os novos desafios nas áreas onde trabalham,
PRODUZIR conhecimento para as lideranças, gestores e equipes, de forma personalizada, para que todos entendam os processos que são necessários para que o projeto de Transformação Digital seja implantado da melhor forma possível, sem traumas nas corporações e com grandes resultados.

PROCESSOS INTERNOS
O digital invadiu, sem precedentes, a rotina das empresas e é um caminho sem volta. A cada instante surgem novas ferramentas, dispositivos e formas inovadoras para diferentes áreas da vida.

As empresas não podem ignorar a mudança em curso, diante de um cenário de negócios em transformação imposta pelo desafio de adaptar-se com grande velocidade ou ficar para trás, reduzindo seu tamanho ou perecendo.

Auxiliamos as lideranças e gestores a avaliar os processos internos, em todas as áreas da empresa, com exercícios práticos comparando as situações do dia a dia em cada setor das empresas.

FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA DIGITAL
APRESENTAR as principais ferramentas de Inteligência Digital do mercado, para que os executivos tenham pleno conhecimento do potencial de ampliação dos negócios.

Além dos “Encontro com Líderes”, o ITD realiza diversos workshops com as equipes de todas as áreas.

O objetivo dos workshops internos é, de forma prática, explorar a lógica do pensamento digital, a partir da construção de cenários de negócios, visando transmitir novos conhecimentos, contribuir para que os executivos saibam reconhecer e avaliar as possibilidades que o mundo digital oferece às empresas.

Os workshops são voltados para gestores de negócios, consultores sêniores, gerentes, analistas e equipes, interessados em aprofundar conhecimentos sobre Transformação Digital, com foco na melhoria dos seus processos e na geração de negócios para suas corporações.

Com uma linguagem de fácil assimilação e exercícios práticos, esses encontros objetiva colocar na pauta dos profissionais, informações importantes sobre como será implementada a Transformação Digital na empresa.

Nessa etapa, preparamos toda a empresa para entender o que é Transformação Digital de verdade, e quais as etapas desse projeto.

E a partir da formatação de um núcleo dedicado à Transformação Digital, a empresa se habilita a implantar um projeto de sucesso.

 

”A Transformação Digita tornou-se uma questão-chave para o sucesso das corporações.” 

 

ETAPA 2: PROCESSOS
Nossa metodologia mapeia e avalia os processos normais, que denominamos PA – Processos Analógicos, visando estimular a criação e implantação dos PD – Processos Digitais, comum nas startups e nas empresas mais inovadoras do mundo.
 
Essa etapa cria propostas de trabalho para que a empresa possa avaliar as mudanças necessárias nos Processos das diversas áreas (RH, comercial, TI, marketing, atendimento, etc...), para que a transformação digital aconteça sem traumas e com enorme sucesso de implementação.
 
A partir do trabalho em conjunto, os consultores do ITD auxiliam na formação da equipe de Transformação Digital da empresa, na elaboração do cronograma de reuniões com os diversos setores para mapeamento dos PA – Processos Analógicos e na definição dos PD – Processos Digitais, que podem colocar a empresa no caminho da Inovação dos seus processos, atingindo um crescimento sustentável e eficiente.
 
ETAPA 3: TECNOLOGIA
É impossível pensar em Transformação Digital sem investimentos em tecnologia. Muitas delas causam uma Disruptura nos processos tradicionais das empresas e coloca em choque os gestores seniores habituados com os PA – Processos Analógicos – e as novas propostas – PD – Processos Digitais. 
 
Nossa atuação nessa etapa do projeto de Transformação Digital é identificar, sugerir e avaliar as melhores soluções de acordo com as necessidades da empresa, percebidas nas etapas anteriores.

Espero que esse e-book possa contribuir não só para você entender a importância da Transformação Digital para a sobrevivência do seu negócio, mas principalmente avaliar como implementar um projeto de Inovação e transformação de forma eficiente e que atinja resultados efetivos.

O ritmo acelerado e exponencial das mudanças do mercado, especialmente das necessidades dos novos consumidores da Era Digital, exigem dos gestores muita agilidade na adaptação a novos cenários e que envolva de maneira uniforme todos os setores e recursos das empresas.

Nossa metodologia atua justamente neste sentido. Além de auxiliar na organização e análise dos PA – Processos Analógicos, traz à discussão de como os PD – Processos Digitais, trará inovação à empresa, atuando em todas as áreas, não importa o porte e/ou segmento de negócios.

Com isso os projetos de Transformação Digital se tornam mais efetivos, de fácil implementação e com custo reduzido, se comparado as ofertas que o mercado tem oferecido, muitos ainda baseados no modelo tradicional de gestão de projetos, consultoria analógica e ofertas de ferramentas, sem ter o conhecimento e experiência prática, no novo modelo mental dos consumidores da Era Digital.
 

Autor:

Paulo Kendzerski

- Presidente do Instituto da Transformação digital
- 30 anos de atuação no ambiente corporativo,
- Especialista em Planejamento Estratégico Digital,
- Consultor em mais de 500 projetos de Inovação,
- Larga experiência em projetos Omnichannel,
- Diretor Presidente da agência WBI on life, desde 2000,
- Autor do livro “Web Marketing e Comunicação Digital”,
- Coautor do livro "Impressão Digital. A tecnologia a serviço da Comunicação“,
- Coautor do livro “Gigante de Vendas”.

paulo@institutodatransformacao.com.br
(51) 98177-4937

INSTITUTO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O ITD tem como missão, mobilizar, sensibilizar e promover iniciativas que contribuam para que as empresas compreendam como a Transformação Digital e a Inovação podem auxiliar no desenvolvimento social, econômico e sustentável dos negócios, sejam tradicionais ou não.

www.institutodatransformacao.com.br
linkedin.com/company/instituto-da-transformação-digital/
facebook.com/institutodatransformacaodigital
telefone: (51) 3233-1771

trans
forma
ções