Receba conteúdo exclusivo
sobre Transformação Digital
COMPARTILHE
  • Sobrevivência, adaptação ou Transformação? Qual o estágio da sua empresa?, compartilhar no facebook.
  • Sobrevivência, adaptação ou Transformação? Qual o estágio da sua empresa?, compartilhar no facebook.
  • Compartilhar por e-mail
Sobrevivência, adaptação ou Transformação? Qual o estágio da sua empresa?
21/09/2022

O que sua empresa precisa?
Em qual estágio ela está?

Como diz aquele advogado famoso: “depende”…

Depende do que?
Do grau de maturidade digital do líder?
Do nível de inteligência digital da equipe?
Sim. De ambos e muito mais.

Não estou falando do grau de conhecimento de novas tecnologias e sim do grau de entendimento que ele, o líder, deve ter sobre os novos modelos de negócios.

Tenho falado sobre isso em vários momentos, seja numa palestra de sensibilização, numa consultoria ou numa jornada de transformação dos negócios.

Sim, porque Transformação Digital eficiente é a que transforma o negócio e não somente digitaliza departamentos e/ou processos.

MODO SOBREVIVÊNCIA
Tem pessoas que só pensam em sobreviver. Vivem no modelo “abro a porta da empresa todos os dias e descobri o que preciso fazer para sobreviver aquele dia”.

Este vídeo, que também uso com muita frequencia nas minhas apresentações, é o exemplo vivo do que estou falando. E o interessante é ver as reações das pessoas na platéia quando o assistem. Todos sorriem, olham para o colega do lado, como que dizendo: "Já vivemos esta experiência antes".

E você? Já esteve numa situação como essa?

MODO ADAPTAÇÃO
Outras buscam adaptar seu negócio, trazendo o “peso” da história do passado, que serve muitas vezes, mais para justificar as decisões do presente, sem levar em conta que o mundo mudou e o futuro nunca será o que foi planejado a 2/3 anos. Imagina contar com o modelo utilizado há 20/30 anos.

Sabemos o quanto é pesado esta história, pois retrata processos e pessoas arraizados na organização, como a âncora abaixo, mas ao mesmo tempo, algumas pessoas querem tirar este peso, dando asas a inovação e transformação digital.

MODO TRANSFORMAÇÃO
E aqueles que, mesmo sem saber exatamente como, percebem que precisam transformar seu negócio, sob pena de perderem espaço no mercado, e principalmente clientes que, como todos sabem, mudou comportamento, hábitos e interesses.

Quanto as equipes, precisam atuar de forma mais integrada, colocando o cliente no centro das decisões.

Vejo, cada vez mais, equipes inteiras buscando soluções para seu setor e não para atender as demandas e necessidades dos seus clientes.

Vejo empresas inteiras discursando sobre a importância do cliente, mas poucas tem a capacidade e inteligência digital para entendê-lo, de verdade.

E como TRANSFORMAR o negócio?

Simples e complexo ao mesmo, diria aquele "consultor" que adora ficar em cima do muro e nunca participa ativamente da decisão do empresário. Ou para não se comprometer, ou porque ele não sabe mesmo.

Mas quem me conhece, sabe que nunca fico em cima do muro. Pelo contrário, prefiro perder o cliente mas ganhar um amigo, pois sei que no futuro, ele irá agradecer pela ajuda real e não interesseira.

Simples, porque cabe a ele e ninguém mais, a decisão que vai TRANSFORMAR seu negócio.

Complexo, porque envolve transformações que a grande maioria das empresas não faz ou não consegue, por mexer em estruturas antigas e, todos nós sabemos, as pessoas se apegam a cargos, a modelos tradicionais e sempre terá alguém que irá repetir aquela frase:

"Nós sempre fizemos assim e deu certo. Porque mudar agora?"

Não é verdade? Você conhece muitas pessoas que pensam assim. Pior, agem assim.

As empresas nascem horizontais, e a medida que crescem vão verticalizando os departamentos, burocratizando os processos e se afastando do principal: O CLIENTE!

Sim, quanto maior a empresa mais verticalizada ela vai se tornar.

No alto da verticalização, o presidente, o CEO, os diretores e vai descendo, pelos gerentes coordenadores, supervisores, chefes e lá no primeiro andar da verticalização das empresas, está a recepção, etc...

E o cliente?

Este, está sempre no centro... daquele quadro que fica na parede, onde a empresa, orgulhosamente sempre explica (?) seus valores, sua missão e sua visão.

Não é verdade?
Você deve estar se perguntando: Então, o que e como fazer?

Então, vamos lá.

Faça uma TRANSFORMAÇÃO na sua estrutura organizacional.

Saia do modelo verticalizado, burocrático, dependente de decisões que na maioria das vezes é feita por quem não participa dos processos e passe a atuar de forma horizontal.

A figura acima representa um organograma de empresa tradicional e comprova que quanto maior, mais verticalizada será.

A figura acima representa uma empresa digital, onde o CLIENTE está no centro e todos os departamentos atuam para atender a necessidade dele, o CLIENTE.

Simples? Claro que não.

Mas é uma decisão que precisa ser tomada pelo Líder.

Para isso acontecer, não basta um memorando interno, "comunicando" a decisão.

É preciso INVESTIR na transformação real da empresa, e para isso os três elementos chaves da TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, precisam ser trabalhados:

Minha experiência de 06 anos atuando diariamente com projetos/jornadas de transformação digital, e mais de 25 anos no ambiente digital, mostra que internamente é quase impossível esta transformação acontecer de verdade.

Porque?

Porque o pensamento reinante na empresa é SOBREVIVER e raramente é TRANSFORMAR.

Pense nisso. Conte com o Instituto da Transformação Digital para lhe ajudar nesta jornada, pois transformação digital não é um projeto, com inicio, meio e fim.

Autor: Paulo Kendzerski
Presidente do Instituto da Transformação Digital - ITD,
Conselheiro Certificado de Gestão e Inovação,
Membro do Enterprise Europe Network,
CEO da agência WBI ON LIFE, desde 2000,
Conselheiro no COMCET – Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre/RS,
Especialista na construção de Ecossistema de Negócios,
Consultor em mais de 500 projetos de inovação,
Prêmio "Campanha Destaque Google 2015”,
Autor do livro "Web Marketing e Comunicação Digital” (2 edições – 2005 e 2009),
coautor do livro "Impressão Digital. A tecnologia a serviço da Comunicação,
c
oautor do livro “Gigante de Vendas.

 

Últimas Transformações

Transformation Week 2024
03
Dezembro