Receba conteúdo exclusivo
sobre Transformação Digital
COMPARTILHE
  • 10 pontos para ajudar a sua empresa na transformação para o digital, compartilhar no facebook.
  • 10 pontos para ajudar a sua empresa na transformação para o digital, compartilhar no facebook.
  • Compartilhar por e-mail
10 pontos para ajudar a sua empresa na transformação para o digital
21/09/2017

Um estudo elaborado pelo Instituto de Informação de Recursos Humanos e patrocinado pela Meta4 revelou as dez melhores maneiras para digitalizar os talentos dentro de uma empresa que está no processo de transformação para o mercado digital.

O estudo elaborado pelo Instituto de Informação de Recursos Humanos (IIRH) sobre o impacto da transformação digital na função de recursos humanos concluiu que a transformação digital é uma realidade na maioria das empresas.

Segundo o estudo, a maioria das empresas portuguesas está no processo de transformação. A principal barreira a esta mudança é o custo das ferramentas digitais e a alteração que tem de ser feita no departamento de recursos humanos.

A divisão de recursos humanos fica assim encarregue de tornar a empresa mais produtiva. Trazer novos desafios e soluções na gestão de carreiras, fazer uma avaliação de competências, elaborar programas de formação e captar talentos são algumas das funções que têm de ser desempenhadas por este departamento para ajudar a empresa na transição para o digital.

Dez pontos que o podem ajudar a digitalizar talentos:

1. Realizar uma auditoria do talento digital;
2. Definir os novos postos de trabalho digitais;
3. Definir as novas competências digitais;
4. Desenvolver estratégias de seleção avançadas com redes sociais e Bigata;
5. Procurar talento oculto dentro da organização;
6. Desenvolver as competências digitais de todos os funcionários através de planos de formação avançados;
7. Designar “líderes digitais”;
8. Renovar os planos de carreira, sucessão, avaliação e todo o ciclo de vida do funcionário de acordo com as novas necessidades digitais;
9. Avançar com estratégias corporativas de transformação cultural digital: redes sociais, gamificação, compensação, teambuilding, etc;
10. Realizar planos de avaliação periódicos da sua estratégia.

Na transição para o mundo digital não se esqueça de procurar talento já existente dentro da organização, com o objetivo de potenciar e dar mais ferramentas aos funcionários que já pertencem à empresa.

Com esta nova realidade da digitalização dos negócios, o primeiro desafio passa por criar novos postos de trabalho e redefinir os já existentes. Isto, a partir de uma seleção prévia em relação às necessidades da empresa.

O estudo aconselha também que as empresas não fiquem apenas pelas mudanças estruturais, acrescentando a estas medidas uma mudança cultural, com o uso de redes sociais, por exemplo, com o objetivo que a cultura colaborativa comece a surgir dentro da empresa.

Todo este processo não deve ser apenas acompanhado pelo departamento de recursos humanos, mas também pela equipa de marketing e de informática.

Fonte: LinkTOLeaders

trans
forma
ções