OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Um país evoluído e com igualdade social é aquele que oferece uma educação que proporcione aos jovens, conhecimentos, competências e habilidades necessárias para que possam fazer parte de uma sociedade informatizada e plural.

As tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento de diversas competências e valores necessários para os líderes do futuro. Porém, nossa realidade ainda é distante do ideal, pois enfrentamos uma crise no modelo de aprendizagem no Brasil.

Somente formando cidadãos preparados para os desafios da era da Inovação e da Economia Criativa, poderemos de fato, caminhar na direção de um futuro onde pessoas e tecnologia estabeleçam uma relação proveitosa para toda a sociedade.

A chave para uma sociedade equilibrada, justa e com economia próspera é uma estratégia orientada para as pessoas que ressalta a participação ativa, o desenvolvimento organizacional e a criação de redes de apoio.

A sociedade hoje exige um novo modelo educacional e, de modo geral, as escolas que conhecemos e seus gestores também buscam por mudanças que atualizem seus ambientes e a forma com que interagem com a formação de seus estudantes.

Porém essa busca não é simples!

Para contribuir com a solução para este problema, o Instituto da Transformação Digital - ITD desenvolveu o projeto MARATONA DA ESCOLA DO FUTURO que terá etapas municipais, regionais, estaduais e a grande final, reunindo as equipes vencedoras dos 27 estados brasileiros.

Você é parte importante desta construção de um mundo melhor para nossos jovens.

Só assim, teremos uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável.

OS ATORES DA MARATONA

Atores da Maratona

PÚBLICO ALVO

escolas de ensino médio

28,6 MIL

escolas de ensino médio

  • 20 mil da rede pública

de alunos no ensino médio

7,9 MILHÕES

de alunos no ensino médio

  • 6,8 milhões da Rede Pública
    23,6% (1,6 milhão) de alunos estudam no período noturno

professores na educação básica

2,2 MILHÕES

professores na educação básica

  • 500 mil no ensino médio

OS OBJETIVOS DA MARATONA DA ESCOLA DO FUTURO

1. IMPLEMENTAR a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL e a INOVAÇÃO, no ambiente escolar,

2. DESENVOLVER nos alunos do ensino médio.

HABILIDADES empreendedoras, para atuarem nos novos modelos de negócios, impostos por um mundo em constante transformação.

COMPETÊNCIAS exigidas para o Profissional do Futuro, tornando-o apto para suprir uma grande carência do mercado de trabalho atual,

Ser jovem é escolher ter futuro

OS DESAFIOS DA MARATONA DA ESCOLA DO FUTURO

Desafios da Maratona

Maratona da Escola do Futuro alinhada aos ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Educação de Qualidade

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Até 2030, AUMENTAR substancialmente o número de jovens e adultos que tenham HABILIDADES relevantes, inclusive COMPETÊNCIAS técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

Trabalho Digno

TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Até 2030, REDUZIR substancialmente a proporção de JOVENS sem emprego, educação ou formação

Reduzir Desigualdades

REDUZIR AS DESIGUALDADES

Até 2030, EMPODERAR e PROMOVER a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra

AS ATIVIDADES DA MARATONA DA ESCOLA DO FUTURO

IDEAÇÃO

IDEAÇÃO

  • processo de formação de ideias e conceitos para resolver os DESAFIOS propostos na Maratona

PROTOTIPAGEM

PROTOTIPAGEM

  • Transformação da ideia para ser executado como um projeto na Escola, num cenário realista.

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

  • Ênfase aos benefícios que o projeto pode trazer para a escola/comunidade e preparada de acordo com o perfil de quem vai assisti-la.

PITCH

PITCH

  • Apresentação direta e curta (slides ou vídeo gravado pelo time), com o objetivo de comprovar a viabilidade do projeto e convencer a banca examinadora.

AS AÇÕES PROPOSTAS

As ações propostas na Maratona da Escola do Futuro são divididas em duas atividades:

ATIVIDADE 1: MARATONA DE IDÉIAS

Uma imersão para “Pensar” a escola, como um ambiente coletivo, em que as soluções passem pela iniciativa, interesses e engajamento de cada aluno participante.

Esta imersão será realizada através da Maratona de Ideias, em pequenos grupos de jovens, para identificar e mapear os problemas e necessidades da sua escola/comunidade e propor soluções, no formato de projetos.

Nesta etapa, o aluno será orientado a identificar oportunidades, formar equipes de trabalho, organizar e distribuir tarefas, cobrar cumprimento de prazos, elaborar projetos e preparar apresentações, no formato Pitch. Essas atividades serão coordenadas pela equipe de especialistas do ITD, acompanhadas pela direção das escolas, bem como dos coordenadores e professores, com a supervisão das secretarias municipais e estaduais de Educação.

O objetivo final é que os jovens entendam todo o processo de criação de uma startup, moderna e disruptiva e que ele possa, utilizar esses ensinamentos ao longo da sua vida, independente da opção profissional que escolher.

Os Projetos serão analisados por uma banca examinadora, com foco na pertinência, viabilidade econômica e sua sustentabilidade.

ATIVIDADE 1: FASES CLASSIFICATÓRIAS

Municipal

MUNICIPAL

  • Etapa entre as escolas de cada cidade
Regional

REGIONAL

  • vencedores da etapa Municipal
  • duas equipes vencedoras por cidade
Estadual

ESTADUAL

  • vencedores da etapa Regional
  • três equipes vencedoras por região
Nacional

NACIONAL

  • Equipes vencedoras das etapas Estaduais
  • equipe campeã e vice por estado

PREMIAÇÃO

ATIVIDADE 2: MENTORIA ÁGIL

As equipes vencedoras das etapas estaduais, serão acompanhadas pelos especialistas do ITD que irão orientar nas ações necessárias para que seus projetos sejam implementados em sua escola/comunidade.

Por meio da interação colaborativa entre os alunos e da relação de confiança com os mentores, as competências e o “despertar” para o Futuro, acontecem de modo mais dinâmico, assertivo e voltado para a precisão.

Além do jovem focar na busca das soluções para obter um resultado efetivo do projeto do seu time, estará também alinhado com o propósito e engajamento da sua escola, visto que aumenta o potencial de inspirar as pessoas do seu entorno social, a partir do compartilhamento de seus valores, aspirações e entregas. 

Os jovens serão estimulados e orientados a desenvolverem competências como:

1. Pensamento crítico
Atitude de desafio para identificar oportunidades de geração de valor para a sociedade.

2. Flexibilidade Cognitiva
Capacidade de adaptação do nosso cérebro às situações em constante transformação para resolução de problemas complexos, capacidade de julgamento e tomada de decisões em diferentes estágios da vida.

3. Execução Inovadora
Mais FOCO na execução do que na ideação e capacidade de negociação para atingir os objetivos propostos.

4. Conhecimento do Comportamento Humano
Liderança, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas e trabalho em equipe.

5. Criatividade
Criatividade vem do latim creatus. Inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, em várias áreas.

Além da Mentoria Ágil, todos os alunos inscritos irão receber R$ 10.000,00 de créditos em CURSOS da SCHOOL OF TRANSFORMATION do ITD:
 

CURSOS OFERECIDOS
Introdução ao Marketing Digital
Gerenciamento de Redes Sociais
Publicidade Google ADS
Publicidade em Redes Sociais (Facebook ADS, Instagram, Youtube)
Google Meu Negócio
Como vender Experiências do Turismo em Plataformas Digitais
Criação de sites
Auxiliar de e-commerce
Desenvolvedor de aplicativos móveis
Vendedores Digitais



Esta premiação será atualizada no site da Maratona, sempre que um novo parceiro aderir a esta iniciativa.

 

QUEM PODE PARTICIPAR?

Alunos

ALUNOS

  • do ensino médio, de escolas públicas e privadas
INSCREVA-SE
Mentores

MENTORES

  • Profissionais de mercado
  • especialistas em Inovação, Educação, Sustentabilidade,
  • Marketing/Comunicação - Negócios, Startups, Finanças, Projetos sociais,
  • entre outros.
INSCREVA-SE
Educadores

EDUCADORES

  • Secretários de Educação,
  • Diretores,
  • Coordenadores,
  • Gestores,
  • Professores,
  • Pais e comunidade em geral
INSCREVA-SE
Especialistas

ESPECIALISTAS

  • Educadores
  • Especialistas de mercado
  • Líderes comunitários
  • Apoiadores
  • Que farão parte da Banca Examinadora dos projetos
INSCREVA-SE
Empresas

EMPRESAS

  • Apoiadores
  • Patrocinadores
INSCREVA-SE

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação da Maratona Escola do Futuro

FAQ

O que é a Maratona da Escola do Futuro?


A MARATONA DA ESCOLA DO FUTURO é uma atividade 100% online, onde alunos de escolas de ensino médio irão fazer uma Uma imersão para PENSAR a escola, como um ambiente coletivo, IDENTIFICAR e MAPEAR os problemas e necessidades da sua escola/comunidade e PROPOR soluções, no formato de projetos.

Quais os OBJETIVOS da Maratona da Escola do Futuro?


 

1. IMPLEMENTAR a Transformação Social e Inovação, no ambiente escolar,
2. DESENVOLVER nos alunos do ensino médio:
HABILIDADES empreendedoras, para atuarem nos novos modelos de negócios, impostos por um mundo em constante transformação.
COMPETÊNCIAS exigidas para o Profissional do Futuro, tornando-o apto para suprir uma grande carência do mercado de trabalho atual,

1. IMPLEMENTAR a Transformação Social e Inovação, no ambiente escolar,
2. DESENVOLVER nos alunos do ensino médio:
HABILIDADES empreendedoras, para atuarem nos novos modelos de negócios, impostos por um mundo em constante transformação.
COMPETÊNCIAS exigidas para o Profissional do Futuro, tornando-o apto para suprir uma grande carência do mercado de trabalho atual,

 

Quem pode participar?


ALUNOS de escolas de ensino médio, públicas e privadas.

MENTORES Profissionais de mercado, especialistas em Inovação, Educação, Sustentabilidade - Marketing/Comunicação, Negócios, Startups, Finanças, Projetos sociais, entre outros.

ESPECIALISTAS Educadores, Especialistas de mercado, Líderes comunitários, Apoiadores, que farão parte da Banca Examinadora dos projetos.

EMPRESAS Participando como apoiadores e patrocinadores da Maratona,

EDUCADORES, Secretários de Educação, Diretores, Coordenadores, Gestores, Professores, Pais e comunidade em geral

Como serão formados os times?


Os times podem ser de três (mínimo) até 10 alunos (máximo), da mesma escola. Não é necessário que o time seja composto de alunos da mesma turma.

Qual o custo para os alunos participarem?


A Maratona da Escola do Futuro é totalmente gratuita.

Qual o período das inscrições?


As inscrições foram abertas no dia 1º de agosto e serão encerradas no dia 15 de outubro de 2020.

Quando começa a Maratona?


A Maratona da Escola do Futuro terá início na 2a quinzena de outubro.

Como vai funcionar a Maratona?


Os times inscritos irão participar

Quais os desafios propostos na Maratona?


O Instituto da Transformação Digital é signatário do Pacto Global e desenvolve iniciativas para atender três ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

ODS 4.4: AUMENTAR substancialmente o número de jovens e adultos que tenham HABILIDADES relevantes, inclusive COMPETÊNCIAS técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.

ODS 8.6: REDUZIR substancialmente a proporção de JOVENS sem emprego, educação ou formação.

ODS 10.2: EMPODERAR e PROMOVER a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

Baseado nestas três ODS, os times participantes da Maratona deverão desenvolver projetos que atendam os seguintes desafios:

Metodologias de Ensino Sustentabilidade Meio Ambiente Segurança Tecnologias para Ensino Redução das Desigualdades Tema Livre

Que ATIVIDADES serão desenvolvidas durante a Maratona?


A Maratona segue o modelo dos Hackatons e terá quatro atividades:

IDEAÇÃO Processo de formação de ideia e conceitos para resolver os Desafios propostos na Maratona.

PROTOTIPAGEM É a atividade de transformar a ideia/desafio em um projeto, dentro de um cenário realista do ambiente escolar do time.

APRESENTAÇÃO Atividade de criação da apresentação do projeto, com ênfase aos benefícios que ele trará para a escola/comunidade e preparada de acordo com o perfil de quem vai julgar sua viabilidade.

PITCH Apresentação curta do projeto, que pode ser através de slides e/ou vídeo gravado pelo time, com o objetivo de comprovar a viabilidade do projeto e convencer a banca examinadora.

Como será feita a classificação dos projetos?


A Maratona da Escola do Futuro será realizada em etapas classificatórias:

MUNICIPAL Etapa onde somente times das escolas do município irão participar.

REGIONAL Nesta etapa, irão participar dois times por cidade, classificados na etapa anterior.

ESTADUAL Nesta etapa, irão participar três times, vencedores da etapa Regional, classificados na etapa anterior.

NACIONAL Nesta etapa, irão participar os dois times, vencedores da etapa Estadual.

Os Projetos serão analisados por banca examinadora, com foco na pertinência, viabilidade financeira de implementação e sua sustentabilidade.

Quais os resultados se espera alcançar na Maratona?


PROMOÇÃO do EMPREENDEDORISMO INOVADOR nas escolas de ensino médio,

QUALIFICAÇÃO dos jovens para as profissões e atividades do futuro,

POTENCIALIZAÇÃO do capital humano nas comunidades do entorno das escolas,

DESENVOLVIMENTO de novas competências produtivas,

GERAÇÃO de emprego e renda.

Serão distribuídos prêmios aos times participantes da Maratona?


Sim.

Os times vencedores das etapas ESTADUAL e NACIONAL, irão participar da 2a etapa do projeto:

MENTORIA ÁGIL (times campeão e vice-campeão por estado)

Nesta etapa, os especialistas do ITD irão acompanhar e orientar as equipes vencedoras das etapas estaduais, nas ações necessárias, para que seus projetos sejam implementados em sua escola/comunidade.

Por meio da interação colaborativa entre os alunos e da relação de confiança com os mentores, as competências e o “despertar” para o Futuro, acontecem de modo mais dinâmico, assertivo e voltado para a precisão.

Além do jovem estar focado na busca das soluções para obter um resultado efetivo do projeto do seu time, estará também alinhado com o propósito e engajamento da sua escola, visto que aumenta o potencial de inspirar as pessoas do seu entorno social, a partir do compartilhamento de seus valores, aspirações e entregas.

Além da participação na 2ª etapa do projeto, os times vencedores irão receber prêmios dos parceiros apoiadores da Maratona, que serão informados posteriormente.