As mudanças da sociedade são contínuas, resultante de uma nova economia e de um novo pensar das novas gerações. Isso impacta diretamente no modelo atual da educação que já não apresenta aderência com as necessidades e expectativas dos estudantes, exigindo uma repaginação na forma de educar.
Enquanto os conhecimentos fundamentais continuam obrigatórios e essenciais, é cada vez mais importante focarmos no aluno em sua integralidade, observando seu desempenho e mediando ativamente para ajudá-lo a desenvolver habilidades como comunicação, colaboração, solução de problemas e criatividade.
A pandemia do covid-19 não criou nada de novo, mas antecipou o que seria inevitável. Os alunos precisaram adaptar-se a um modelo de aula remota e os professores provaram que é possível transformar, reinventar e adaptar.
Nesse contexto, precisamos repensar o aprendizado para interagir melhor com um mundo em constante mudança social e cultural. Diante dos inúmeros desafios, o pós-pandemia nos faz refletir sobre a importância do mindset digital como um elemento essencial para ensinar e aprender em diferentes modalidades e espaços de aprendizagem, e consolidar uma estratégia conectada à nossa realidade e às tendências de inovação no campo da educação.
Muito além de infraestrutura e de recursos tecnológicos, é necessário transformar o ecossistema educacional – considerando o conjunto de práticas ligadas à ampliação do escopo de atuação das Escolas e Instituições de Ensino junto à comunidade e ao setor produtivo local, de modo a agregar valor ao serviço educacional oferecido, seja ele de Educação Básica, Ensino Técnico, ou Ensino Superior, ampliando as oportunidades de, empregabilidade e trabalhabilidade de estudantes e egressos, além de criar fontes alternativas de receita.
O momento atual constitui um desafio sem paralelo aos educadores: o mundo muda a cada dia, o volume de informações excede a capacidade de nosso cérebro de processá-las. A tecnologia é o fator de aceleração exponencial nesse cenário em transformação, onde nos resta adotar uma postura humilde quanto ao aprendizado e refletir sobre como somos capazes de aprender mais e mais ao longo de nossa trajetória – um convite ao lifelong learning.
Nesse painel iremos abordar a essas e a várias outras questões que envolvem a atualização do nosso ecossistema educacional, direcionando para uma nova maneira de aprender a aprender com foco na demanda por um capital humano capaz de lidar com o novo, o inexplorado e o incerto, com a dinâmica de um sistema cada vez mais baseado na tecnologia.
Receba novidades sobre eventos, palestras, artigos e muito mais